Theatro Municipal de SP: 10 Curiosidades

Theatro Municipal SP

Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal de SP é até hoje um dos locais históricos mais famosos do Brasil. Contando com diversas atrações famosas até hoje, o Theatro é um local indispensável de visitar ao viajar para São Paulo.

Aqui você vai encontrar 10 curiosidades icônicas sobre esse local tão famoso do Brasil. Então, continue a leitura e saiba mais!

Inauguração

A construção do Theatro Municipal levou 11 anos, assim, ele foi inaugurado no dia 12 de setembro de 1911. No dia em que abriu as portas o espetáculo de estréia foi a ópera  Hamlet de Ambrósio Thomas.

A multidão tomava conta da Praça Ramos de Azevedo, junto com o trânsito de veículos presente no local. Dessa forma, o público que acompanhou de perto a ópera foi apenas os mais ricos da cidade e do Brasil. 

Arquitetura

Grande parte das construções antigas presentes no Brasil, foram inspiradas na arquitetura Europeia. Assim, o Theatro Municipal foi uma delas. Sua arquitetura é renascentista, barroca e contém art noveau presente em sua fachada. 

Na sala de concertos, um lustre de 7 mil cristais, 220 lâmpadas e pesando 1,5 toneladas chama a atenção de todos que entram nela. Dessa forma, na fachada principal do Theatro existem 6 esculturas de bronze e 4 bustos de mármore das musas gregas.

Semana da Arte Moderna 

Em 1922 um evento chegou em São Paulo e mudou para sempre a história da cidade e do seu Theatro Municipal. A semana da arte moderna aconteceu do dia 11 até o dia 18 de fevereiro. Então, nesse evento, ocorreram diversas exibições de arte, poesia e música do modernismo.

A semana da Arte Moderna foi um dos eventos mais importantes que aconteceram no Brasil. Assim, nomes como Mário de Andrade, Oswald Andrade, Anita Malfati e Villa Lobos marcaram presença no local.

Reformas do Theatro Municipal de SP

Nos anos 80, diversas reformas tomaram conta do Theatro. Dessa forma, o objetivo principal dessa reforma era recuperar artigos antigos e históricos e restaurar equipamentos de palco, luz e som. 

Em 1991 houve a reinauguração do Theatro, com a sua fachada original recuperada, comemorando assim os 80 anos de construção do local. Em 1993 foi fundado o museu do Theatro, hoje em dia localizado embaixo do viaduto do chá. 

Dias Atuais

Nos dias de hoje, mais de 100 anos após sua inauguração, o Teatro continua funcionando e com uma programação diferente a cada mês. Assim, apresentações famosas que ocorrem anualmente no local são:

  • Orquestra Sinfônica Municipal;
  • Orquestra Municipal de Repertório;
  • Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo;
  • Coral Paulistano;
  • Coral Lírico;
  • Balé da Cidade de São Paulo.

Conhecer um pouco mais sobre a história de nosso país é sempre interessante. Afinal, temos locais incríveis aqui para conhecer e apreciar. Então, confirme mais sobre alguns locais históricos em nosso blog!
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do Theatro Municipal de São Paulo? Então, aproveite para conferir as curiosidades sobre o Edifício Copan. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *