SPDA: O que é? Saiba Tudo Sobre Esse Sistema

SPDA para raios

SPDA, o que é? Essa sigla significa Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Os raios são fenômenos da natureza que são atraídos por locais mais altos. Por isso, é importante que edifícios instalem os pará-raios. Continue a leitura para saber tudo sobre esse sistema!

O que é o SPDA?

O SPDA nada mais é do que o famoso “pára-raios”, ele é instalado no ponto mais alto dos prédios para proteger o local das descargas atmosféricas que ocorrem. Esse equipamento impede que as estruturas do local sejam afetadas.

Ele exerce a função corretiva, que protege o local e a função preventiva, que neutraliza a corrente elétrica das nuvens para não formar os raios. Esse sistema é obrigatório em determinados locais, de acordo com o código de obras municipais. 

O que é manutenção de SPDA?

A manutenção SPDA é uma prevenção para que o equipamento não falhe durante as descargas elétricas. Ela deve ser feita de 2 em 2 anos para evitar danos na construção ou maiores prejuízos ao local.

Além disso, a manutenção é obrigatória de acordo com as normas técnicas NBR 5419. Então, é preciso ficar atento (a) com a data da manutenção, para evitar multas ou prejuízos ao local.

Qual a periodicidade de inspeção de SPDA?

Segundo as normas, a periodicidade de inspeção de SPDA é de 1 a 3 anos. Para construções em locais industriais, o prazo é de 3 anos completos. Mas mesmo assim, é necessário estar atento, pois cada lugar tem suas especificações e datas.

Quando é preciso fazer o SPDA?

É obrigatório fazer o SPDA em locais que tem uma potência elétrica acima de 75KW. Além disso, é necessário a instalação desse sistema em locais como:

  • Edificações com mais de 30 metros quadrados;
  • Prédios de valores históricos ou culturais;
  • Fábricas de explosivos;
  • Construções distantes com altura de mais de 25 metros;
  • Edifícios construídos em áreas com alto número de descargas elétricas;
  • Subestações de energia.

E aí, entendeu tudo sobre esse sistema? O Grupo Dexpert é especialista no projeto, instalação e manutenção de SPDA. Por isso, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco, o nosso time de especialistas está pronto para te atender. Cuide-se e até o próximo post!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *