Reforma do Vale do Anhangabaú: Tudo o que você precisa saber

Reforma Vale do Anhangabaú

A reforma do Vale do Anhangabaú começou em 2007 e sua entrega está prevista para 2021. Aqui o Grupo Dexter te conta toda a história e trajetória da Reforma do Vale do Anhangabaú. Então, continue a leitura e saiba mais!

História do Vale do Anhangabaú

Em 1980 o Vale do Anhangabaú nada mais era do que uma área de plantação de chá. Em 1985 foi construído o viaduto do chá, em homenagem as plantações que cercavam o vale. Posteriormente, foi em meados de 1911 em que nasceu o famoso Theatro Municipal nos arredores do Anhangabaú.

Viaduto do chá, 1986. Foto: Reprodução

O espaço ampliou-se em 1920, se transformando em um parque cheio de árvores. Em 1938 foram feitas as obras de um novo viaduto, com vista para a zona sul. Dessa forma, em 1991 uma laje foi feita com um parque em cima do túnel onde os carros começaram a passar.

Nova Reforma

As obras começaram em 2007 e o motivo da nova reforma foi a inovação. Assim, os arquitetos queriam que o Vale se transformasse em um espaço mais urbanizado. Contando com uma instalação de 805 fontes, 303 localizações com iluminação, uma pista de skate e 12 quiosques com serviços variados. 

O Vale do Anhangabaú se conecta com o centro velho e o novo, como se fosse uma “passagem” de um para o outro. Assim, a intenção da reforma era valorizar ainda mais esse espaço.

Críticas e apoios

Muitos arquitetos e urbanistas mostraram-se contra a nova reforma. Assim, alguns argumentaram que seria uma obra desnecessária, pois o espaço já era bem aproveitado. Dessa forma, outros falaram que a reforma traria uma maior valorização do espaço.

A entrega do novo espaço está prevista para 2021. Posteriormente, a prefeitura suspendeu em abril o contrato de reforma.


E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também o alvará de instalação e funcionamento de elevadores: Como conseguir. Até o próximo post!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *