Lei Sobre Acessibilidade: Saiba as Regras!

Projeto de Acessibilidade Para Todos

Você sabia que existe um projeto de acessibilidade para todos e isso está incluso na lei de acessibilidade? Por isso, é necessário estar atento a todas as regras para que a sua edificação esteja de acordo com elas. Então, continue a leitura para saber mais.

Por que a acessibilidade é importante?

Muitas pessoas pensam que apenas quem já nasceu com deficiência é considerado um deficiente. Porém, qualquer um de nós pode quebrar uma perna. Então, imagine ir a um lugar de muleta ou cadeira de rodas e se deparar com escadas enormes, isso é o que um deficiente enfrenta diariamente.

A acessibilidade é importante para que haja inclusão na sociedade, tanto para deficientes físicos quanto para visuais e auditivos. Então, todos os ambientes devem estar preparados para atender qualquer tipo de pessoa.

O que é a Lei da acessibilidade?

No Brasil a acessibilidade é um direito estabelecido por uma lei. Por isso, todos os locais públicos têm que enquadrar o local para receber qualquer tipo de deficiente. Em 2020, todas as novas edificações residenciais também tiveram que se adequar. 

Edificações mais antigas precisarão de um estudo no código de obras mais aprofundado para entender a situação. Assim, como cada edifício é de uma forma, é muito importante contratar uma assessoria especializada para ajudar nesse processo.

Qual a importância da Lei da acessibilidade?

Muito mais do que estar dentro da lei, quando você torna o seu ambiente acessível para todos os tipos de público, é trabalhado também a inclusão. Na sociedade atual, a prática de empatia está cada vez mais extinta. Então, ao tornar o local um lugar para todos, você torna a vida de muitos mais fácil.

Quais os Atestados e Laudos para o Projeto?

Em São Paulo existe o Certificado de Acessibilidade. É nele que atesta a adequação do local para pessoas com algum tipo de deficiência. Dessa forma, os locais que precisam obrigatoriamente deste documento são:

  • Locais Administrados por órgãos ou entidades Públicas Direta e Indiretamente;
  • Empresas que prestam serviços públicos;
  • Empreendimentos coletivos comerciais;
  • Áreas comuns de residências. 

E aí, entendeu como é importante o projeto de acessibilidade para todos? É sempre bom nos colocarmos no lugar do próximo! Então, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo, nossa equipe está pronta para te atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *