História da Avenida Paulista: 5 Curiosidades

Historia da Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos locais mais famosos de São Paulo e do Brasil. Dessa forma, aqui resolvemos contar toda a história desse lugar tão querido pelos brasileiros. Então, continue a leitura e conheça a historia da Avenida Paulista e suas curiosidades!

Qual a história da Avenida Paulista?

A famosa Avenida Paulista nasceu na grande São Paulo em 1891. Na época, ela era repleta de terras dos mais ricos fazendeiros do Brasil. Assim, com o passar do tempo foi se tornando uma região mais moderna. O responsável pela elaboração de uma das Avenidas mais famosas do Brasil foi um engenheiro uruguaio, chamado Joaquim Eugênio de Lima. 

Com o passar do tempo, as casas começaram a ser arquitetadas com diferentes estilos, como o neoclássico e o art-nouveau. Então, em 1930 que a Avenida começou a se tornar uma região mais industrializada e urbanizada. 

O que era a Avenida Paulista antigamente?

Antigamente, São Paulo estava no início de sua expansão, então a Avenida Paulista era composta por árvores e grandes casarões. Ela era o bairro de moradia da grande elite da cidade, então, a alta classe paulistana e até brasileira, construiam suas mansões por lá.

Por que a Avenida Paulista é tão importante?

Na Avenida Paulista é onde encontramos boa parte da arte e cultura de São Paulo e do Brasil. É nela que estão os diversos museus, teatros e cinemas que contam toda a história da cidade. Então, um dos locais indispensáveis de ir quando chegar em São Paulo com certeza é lá.

Atualmente a Avenida Paulista é conhecida pelos seus diversos prédios, shoppings, restaurantes e museus. Assim, é possível encontrar diversos tipos de arquitetura em suas calçadas e uma diversidade de culturas e histórias.

5 Curiosidades sobre a Avenida Paulista

O famoso Conjunto Nacional foi construído em 1952 e é um dos poucos prédios residenciais da Avenida;

Em 1920 a Avenida Paulista mudou de nome para Avenida Carlos de Campos, antigo governador de São Paulo;

A antena mais alta da cidade está localizada no prédio da Cásper Líbero;

A Avenida Paulista conta com 3 estações de metrô: Consolação, Brigadeiro e Trianon-MASP;

Em 1981 o primeiro McDonalds de São Paulo foi aberto na Avenida.

E aí, gostou de conhecer a historia da Avenida Paulista, tão famosa e amada pelos brasileiros? Então, aproveite para conferir a história do Edifício Copan. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *