Farol Santander História, Arquitetura e Curiosidades!

Farol Santander História

Grande parte dos paulistanos e até mesmo brasileiros, já devem ter ouvido falar do edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespão e atualmente, Farol Santander. Assim, esse edifício icônico conta com uma arquitetura única e de impactar qualquer um. 

Aqui nós vamos falar sobre o farol santander história, arquitetura e curiosidades de um dos edifícios mais famosos de São Paulo. Então, continue a leitura e saiba mais.

Farol Santander História

A construção do edifício começou em 1939 com o objetivo de inaugurar a sede do Banco do Estado de São Paulo, o arquiteto responsável pelo prédio foi Plínio Botelho do Amaral. Assim, em 1947 sua tão sonhada inauguração ocorreu, tornando ele o arranha-céu mais alto de São Paulo por mais de um década.

O Banco do Estado ocupou o prédio como sua sede até 2001, após seu fechamento, o Banespa construiu sua sede lá, levando ao prédio o apelido de Banespão. Dessa forma, em 2014 ele foi tombado e reaberto em 2018 pelo Santander e sendo renomeado como Farol Santander. Assim, atualmente, o edifício é um centro cultural e é visitado diariamente por turistas e moradores da cidade de São Paulo.

Arquitetura

A arquitetura do Empire State Building foi inspiração na construção do edifício, assim como os traçoas de art decó. O local possui 35 andares e mais de 160 metros de altura. Dessa forma, no saguão, traços arquitetônicos decô-ecléticos já chamam atenção dos visitantes, como o lustre de cristal iluminando o centro do salão.

Nos primeiros andares é possível voltar no tempo e apreciar como era o espaço bancário no século XX. A arquitetura manteve os móveis originais e o ambiente como era antigamente. Assim, a parte mais esperada da visita é o mirante no alto do prédio, onde é possível observar o centro e outro prédio famoso: Martinelli.

Curiosidades

  • Visão 360 graus: O mirante conta com uma vista incrível de 360°, onde é possível observar até mesmo a serra;
  • Bandeira de São Paulo: No topo do prédio uma de suas características principais é a bandeira do Estado de São Paulo. Dessa forma, todo ano troca-se ela;
  • Café no mirante: No mirante é possível apreciar a vista com o famoso café que lá habita;
  • Elevadores: O prédio conta com 14 elevadores.

Sendo visitante ou morador de São Paulo, é sempre importante saber mais sobre a história de locais tão importantes para a construção de nosso país. 

E aí, gostou de conhecer o Farol Santander? Então aproveite para entender mais sobre o Mirante do Vale. E deixe o seu comentário para sabermos o que você achou. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.