O que é Estudo de Impacto de Vizinhança? – EIV

O que é Estudo de Impacto de Vizinhança?

Afinal, o que é o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança)? Muitas pessoas se deparam com essas siglas, mas não entendem do que se tratam. Aqui, nós vamos te explicar tudo! Então, continue a leitura para saber mais.

O que é o EIV?

O Estudo de Impacto de Vizinhança, também conhecido como EIV, é um instrumento de estudo para avaliar os impactos que as atividades praticadas por um empreendimento podem causar aos moradores locais.

Então, esse estudo prevê qualquer tipo de consequência que o empreendimento pode afetar na vizinhança. Isso vai desde poluição ambiental a poluição sonora. Esse estudo é muito usado antes da construção de helipontos também.

Qual o objetivo do Estudo de Impacto de Vizinhança?

O objetivo do EIV é autorizar ou não alguma construção que possa causar impactos negativos e positivos na vizinhança local.  Assim, é ele que autoriza ou não a construção do heliponto.

Como é feito o Estudo de Impacto de Vizinhança?

O EIV é feito com equipamentos para medir ruídos e qualquer tipo de impacto sonoro que possa ser causado pelo heliponto. Em resumo, o profissional faz um relatório acústico com cálculos comprovando que o local está de acordo com as normas técnicas NBR.

Por isso, é importante contratar uma empresa com profissionais especializados para realizar esse estudo e evitar maiores transtornos futuros.

Quem faz o Estudo de Impacto de Vizinhança?

Os profissionais capacitados para fazer esse estudo são os arquitetos e engenheiros civis. Dessa forma, eles são autorizados por terem registros no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) ou no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). 

Quando fazer Estudo de Impacto de Vizinhança?

A maioria dos órgãos governamentais exigem o EIV para regularizar um heliponto. Dessa forma, as exigências solicitadas dentro desse estudo são: 

  • Características da Aeronave;
  • Cálculos de Número de Ciclo;
  • Áreas de Influências relativas ao Heliponto;
  • Zoneamentos Referente às áreas que o Heliponto atinge;
  • Cálculos de Níveis de Pressão Sonora;
  • Análise de Todas as áreas em torno do Heliponto;

E aí, conseguiu entender o que é o EIV? Então, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de profissionais! Estamos à sua disposição caso precise de um de nossos serviços. Até o próximo post!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *