Edifício Copan Oscar Niemeyer: Curiosidades Sobre o Local

Edifício Copan Oscar Niemeyer

O Edifício Copan de Oscar Niemeyer é um dos prédios mais emblemáticos da cidade de São Paulo. Ele chama atenção pelo seu formato em “S”, e atrai milhares de turistas diariamente. Aqui você vai descobrir todas as curiosidades sobre este local! Então, continue a leitura e saiba mais.

Arquitetura do Edifício Copan

Localizado no número 200 da famosa Avenida Ipiranga, fica o Copan. O Edifício conta com uma área de 120.000m², uma altura de 140m², 35 andares, mais de 1160 apartamentos residenciais e 70 estabelecimentos comerciais. 

A arquitetura do local é moderna, e o seu projeto em formato “S” foi uma projeção de pilares arredondados que chegam até o solo dois a dois. Dessa forma, no piso térreo os pilares se transformam no “S”. 

Projeto Subsolo Edifício Copan

Quem foi o arquiteto do edifício Copan?

Oscar Niemeyer foi o arquiteto responsável pelo Copan. Então, muitos afirmam que o seu intuito era fazer com que o edifício fosse o Rockfeller Brasileiro. Assim, Carlos Lemes foi o arquiteto que colaborou com Oscar desde o projeto até a construção do edifício. 

Algum tempo depois, Niemeyer desistiu do projeto e delegou outras pessoas para continuar sua construção. Então, a empresa Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo encomendou o projeto. Mas por fim, algum tempo depois, Niemeyer voltou a cuidar da arquitetura do Copan.

Quando foi construído o Edifício Copan?

A construção do Copan iniciou em 1952 e acabou em 1966. 

Por que o Edifício Copan tem esse nome?

Como citado anteriormente, quando a Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo encomendou o edifício, Copan foi o nome dado em homenagem à empresa.

Tombamento do Copan

Por conta de sua importância cultural, o edifício foi tombado pela CONPRESP em 2012. 

Nova Restauração do Edifício Copan

Com mais de dez anos de negociação, os órgãos municipais contrataram uma empresa para a restauração do Copan. Assim, será feita a retirada da tela que esconde parte da estrutura em “S” do local. 

Algumas reformas previstas na restauração do edifício incluem a recuperação do revestimento da fachada original. Por fim, a troca da grade preta da escada externa que acessa o terraço por uma transparente para destacar mais sua arquitetura também.

E aí, gostou de conferir algumas curiosidades sobre o Edifício Copan Oscar Niemeyer? Então, aproveite e confira também sobre o Mirante do Vale. Até o próximo post!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *