O que é o CADRI e para que serve? Saiba tudo!

CADRI o que é

Afinal, o que é o CADRI? Muitas empresas tem dúvidas sobre esse documento. Aqui você vai entender tudo sobre ele, desde para que ele serve até como ele é emitido. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o CADRI?

O Certificado de Movimentação de Resíduos, mais conhecido como CADRI, é um documento emitido pela CETESB. Assim, esse registro tem como finalidade aprovar o direcionamento correto de resíduos originados pela empresa para locais de tratamento, processamento ou destinação final corretos. 

Esse processo é feito de acordo com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Caso esse procedimento não for feito corretamente, a empresa pode sofrer penalidades que podem chegar a multas de até R $50 milhões, ou até a perda do Alvará de Funcionamento do local.

Quem deve ter o CADRI?

Qualquer atividade que demanda de composto químico deve ter o CADRI. Dessa forma, existem dois tipos de resíduos: os Resíduos Classe I e Classe II. A Classe I é onde se encontram os resíduos perigosos, que apresentam risco à saúde pública. 

Já a Classe II, são os resíduos não inertes, mas que são biodegradáveis, apresentam combustibilidade ou solubilidade em água.

O que é preciso para tirar o CADRI?

Para tirar o CADRI, é necessário que a empresa se cadastre no site da CETESB , então siga o passo a passo abaixo:

1- Selecionar “Movimentações de Resíduos”, depois “Certificado de Movimentações de Resíduos de Interesse Ambiental”;

2- Preencher todas as informações solicitadas;

3- Por fim, declarar autenticidade das informações preenchidas.

Quanto tempo demora para sair o documento?

A média de tempo para sair o C ADRI é de 30 a 60 dias. Podendo variar dependendo de cada situação.

Qual a diferença entre o CADRI e o CADRI coletivo?

O CADRI coletivo é quando diferentes prestadores de serviços utilizam a mesma empresa para coletar seus resíduos que têm a mesma tipologia. Já o único, é quando apenas uma empresa, sozinha, faz esse mesmo procedimento.

É importante que todas as empresas que geram algum tipo desses resíduos saiba como funciona esse procedimento, para evitar multas ou suspensão de seus alvarás. Então, caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe para podermos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *